Pular para o conteúdo principal

Pesquisa, escolha e consumo de Peixe

Qual o peixe consumir? O  Convivium Slow Food do Grande ABC aplicou pesquisa sobre o gosto do brasileiro com relação ao consumo de peixes e a forma que gosta de preparar e comer.

As pessoas preencheram um questionário respondendo a 10 questões abertas e fechadas. 
O mesmo questionário foi aplicado o ano passado. O resultado do ano de 2013 está publicado no site www.slowfoodbrasil.com.br (Slow fish / pesquisa Semana Santa)



O Jornal Estado de São Paulo do dia 27.04, no seu caderno Paladar publicou material sobre consumo, escolha e dicas do peixe, vamos conferir....

Guia de peixes para o consumidor consciente


  • 27 de março de 2014| 2h44|  - Por Jose Orenstein
É difícil romper o ciclo da mesmice do pescado. Funciona assim: o consumidor quer comer o de sempre, o chef teme perder clientes ou ver o produto encalhado (alguns têm uma certa preguiça de trabalhar com um peixe diferente), o peixeiro fornece o que os restaurantes pedem. E o pescador, que dá duro para tirar o peixe do mar, não quer o risco de trazer espécies que não vão vender e que custam muito para ser pescadas. Nessa ciranda, as populações das espécies mais cobiçadas vão diminuindo.


COMA COM MODERAÇÃO
As espécies listadas nesta categoria não têm o nível populacional ameaçado – os estoques estão normais. Mas especialistas recomendam moderação no consumo porque o tipo de pesca comumente utilizado para tirá-las do mar, como o arrasto, gera pesca acidental (o bycatch), provocando impacto negativo nos estoques de outras espécies. E a má notícia é que, entre os peixes apontados aqui, você certamente encontrará os que está acostumado a comer…

Camarão Sete-barbas
Corvina
Pescadas
Robalo
Sardinha
Tainha
Atum
Anchova

Robalo. Dos mais pedidos em restaurantes. É encontrado no litoral de SP, mas vem mais do Nordeste. FOTO: Felipe Rau/Estadão
EVITE
Nesta categoria estão peixes que podem entrar em risco de extinção. As espécies listadas têm o nível populacional baixo e as técnicas de pesca usadas para elas também têm impacto negativo no ambiente – a pesca acidental, que ocorre paralelamente à captura, ameaça outras espécies.
Linguado
Badejo, Abadejo
Cações ou Tubarões
Cherne verdadeiro
Namorado
Garoupa
Camarão-rosa

Garoupa. É saboroso, vem de SC, mas, infelizmente, passa por sobrepesca no Brasil. FOTO: Marcos Mendes/Estadão

NÃO OBRIGADO

Estes peixes têm a comercialização totalmente proibida, segundo normativa do Ibama. Se alguém o fizer, estará praticando crime ambiental. Em maio do ano passado, a Polícia Federal apreendeu 700 kg de Rhinobatos horkelli, a raia-viola, que eram vendidos na Ceagesp e prendeu os dois empresários que vendiam o produto.

 problema, dizem especialistas, é que muitas vezes é difícil identificar as espécies proibidas, pois elas são muito parecidas com as outras. E, quando alguns pescadores acidentalmente pegam uma delas, por medo de serem presos acabam devolvendo os peixes mortos ao mar.

Badejo-tigre
Cação-anjo
Caranha, cioba ou vermelho
Mero
Peixe-serra
Raia-viola
Guaivira. Está em todo o litoral e atende por um monte de outros nomes. FOTO: Clayton de Souza/Estadão












BOM APETITE

As espécies desta lista podem ser consumidas sem culpa. Não há risco de diminuição de estoques no horizonte. Mas o desafio ao sugerir algumas delas é fazer o consumidor entender que podem ser tão saborosas quanto aquelas a que ele está acostumado.

Bonito
Guaivira
Oveva
Sororoca
Cavalinha
Espada
Lula
Carapau
Manjuba
Xixarro
Camarão-branco 

 Veja a íntegra da edição do Paladar de 27/3/2014

Em breve, publicaremos o resultado da pesquisa Semana Santa 2014, na página do Slow Fish Brasil.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande