Pular para o conteúdo principal

CEIAS DE FIM ANO - REVISTA COOP DE DEZEMBRO







Jornalista: Ivanilde Sitta

Que venham as ceias!

O período das festas mais consagradas do calendário está batendo à porta. Deixe o cardápio por conta da gente.

Não importa se você será anfitrião ou convidado. Ninguém fica livre do forno e fogão na véspera do Natal e ano-novo. Afinal, as duas comemorações pedem sempre o melhor cardápio, até porque estarão em volta da mesa o que se tem de melhor na vida: a família e os amigos especiais. Mesmo que o menu seja dos mais tradicionais, é possível surpreender a todos com algumas pitadas de criatividade no preparo dos pratos. Um molho mais elaborado pode fazer a diferença no convencional peru assado presente todos os anos, da mesma forma que uma marinada incrementada com especiarias diversas dará um gosto sofisticado à receita do seu pernil ou outro tipo de carne.
Para que o paladar dos convidados seja surpreendido com novos sabores, culinaristas e chefs de cozinha trazem uma série de opções de pratos para facilitar sua tarefa na hora de definir o cardápio das ceias. São sugestões de iguarias para servir como entrada, além de molhos, salada, arroz e, obrigatoriamente, carnes tradicionais consumidas nas festas de final de ano. O restante fica por sua conta, que é o de colocar a mão na massa e receber os convidados.

Quem é o chef

Pesquisadora, chef de cozinha, consultora gastronômica e professora universitária. Esse é parte do extenso currículo profissional de Ana Maria Ruiz Tomazoni, também diretora da Escola Sabor e Saber Gastronomia, de São Bernardo, que oferece cursos há 35 anos. Com especialização em escolas da França, México, Canadá, Austrália e Estados Unidos, Ana Maria – que também é escritora – acaba de publicar seu novo livro: Educar com Alimentos,  com base em sua tese de Doutorado e mais de 70 receitas culinárias contextualizadas.. 


BACALHAU NO FORNO DO VOVÔ
Por Ana Maria Tomazoni, chef de cozinha
INGREDIENTES
1 ½ kg de bacalhau em postas (pode ser substituído também por filé de peixe)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 cebolas grandes em rodelas médias
10 dentes de alho picados
4 batatas cozidas, mas bem firmes, cortadas em fatias grossas
5 tomates sem sementes, cortados em fatias grossas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 pimentão verde em rodelas
2 cenouras cozidas com sal e cortadas em fatias
100 g de azeitonas pretas portuguesas (pequenas)
4 ovos cozidos
1 pimenta dedo de moça (sem sementes) picada
1 maço de brócolis limpo
1 xícara (chá) de azeite para regar
½ xícara (café) de salsinha picada  melhor 4 colheres de sopa de salsa picada

MODO DE PREPARO
Deixe o bacalhau de molho e vá trocando a água por várias vezes até sair bem o sal. Tempere as postas com sal e pimenta. Reserve. Em um refratário ou assadeira grande, espalhe uma camada de batata, cebola, alho, tomate, pimentões, cenoura, azeitona, ovos cozidos e brócolis. Cubra com uma camada de bacalhau, salsinha e salpique sal (se necessário) e pimenta-do-reino a gosto. Regue com azeite. Repita o processo em mais uma camada, salpicando com salsinha e regando com bastante azeite. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por aproximadamente 1 hora.



LOMBO RECHEADO AO MOLHO DE VINHO TINTO
Por Ana Maria Tomazoni, chef de cozinha.
INGREDIENTES DA FAROFA (RECHEIO)
300 g de farinha de mandioca torrada fina
3 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picados
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Banana da terra picada ( 2 unidades - opcional)
INGREDIENTES DA MARINADA
1,5 kg de lombo suíno
Suco de 2 limões
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de ervas: alecrim, salsa, sálvia, hortelã entre outras ervas frescas de sua preferência
INGREDIENTES DO MOLHO ROTI
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ½ colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de vinho tinto
Sucos do fundo da assadeira do lombo
Sal e pimenta a gosto

 MODO DE PREPARO DA FAROFA
Em uma frigideira, coloque a manteiga e o alho e deixe dourar. Junte a farinha e o sal e mexa até ficar bem soltinha. Se quiser, junte a banana da terra picada. Deixe esfriar para rechear.
MODO DE PREPARO DO LOMBO
Abra o lombo com auxílio de uma faca, coloque a farofa e enrole como rocambole. Amarre com barbante. Coloque em uma forma e cubra com o marinado de vinho. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira até o dia seguinte. Leve para assar em forno 180ºC coberto com papel-alumínio por 1 hora. Retire o papel-alumínio e deixe dourar. Durante esse tempo, regue 2 ou 3 vezes com o caldo da assadeira. Retire a carne do forno e utilize os sucos que se formaram durante o cozimento como base para o molho roti.
MODO DE PREPARO DO MOLHO ROTI
Retire o lombo assado e faça o molho na própria assadeira. Adicione a farinha de trigo e a manteiga e mexa até dissolver e ficar cremoso. Junte o vinho, um pouco de água e deixe ferver, mexendo sempre. Ajuste o sal e a pimenta. Coe em peneira fina e sirva com o lombo em fatias. Decore com folhas de alecrim fresco.

FRANGO ESPECIAL
Por Ana Maria Tomazoni, chef de cozinha
INGREDIENTES
3 dentes de alho
Suco de 1 limão
Sal 
Mix de ervas (folhas de sálvia e alecrim) a gosto
Mix de pimentas (de sua preferência)
2 colheres (sopa) de mostarda
1 cebola inteira com 5 cravos espetados para aromatizar
Suco de 2 laranjas
Papel-alumínio
PREPARO
Tempere ou faça uma marinada com alho, sal, folhas de sálvia, alecrim e o mix de pimentas. Adicione o suco de limão e a mostarda. Misture esses ingredientes e tempere o frango inteiro. Coloque em um saco plástico e deixe na geladeira por no mínimo 6 horas. Recheie com a cebola inteira e os cravos espetados para aromatizar. Outra opção é rechear com frutas, como maçãs, por exemplo. Cubra o frango com o suco de laranja. Leve para assar em forno 180ºCpor 1 hora coberto com papel-alumínio. Tire o papel e vá pincelando a ave com os sucos do fundo da assadeira a cada 15 minutos. Se preferir, junte mais caldo de laranja. Retire do forno quando estiver dourado.
Dica: antes de levar ao forno, espete palitos nas asas da ave e amarre as pernas com barbante para melhor apresentação no prato. Retire os palitos ao servir à mesa.

CESTINHAS NATALINAS DEFUMADAS
Por Ana Maria Tomazoni, chef de cozinha.
INGREDIENTES PARA CESTA
1 massa de pastel
1 colher (sopa) de manteiga
Forminhas de alumínio 5 cm
INGREDIENTES PARA A SALADA
1 maçã verde
1 xícara (chá) de abacaxi
1 xícara (chá) de salsão
1/2 xícara (chá) de uva-passa seca preta
1 xícara (chá) de cenoura ralada grossa
1 pote de cream cheese light
2 potes de iogurte desnatado
1 xícara (chá) ervilhas frescas
Sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de mostarda
1 xícara (chá) de tomate em cubinhos (sem sementes)
Salsinha e cebolinha picadas a gosto
200 g de peito de peru defumado ou
200 g de frango defumado.
PREPARO DAS CESTINHAS
Unte as forminhas de alumínio com manteiga. Coloque a massa de pastel dobrando as bordas para ficarem em formato de onda. Asse por 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e reserve.
PREPARO DA SALADA
Bata o iogurte com o cream cheese durante 2 minutos até ficar cremoso e brilhante. Reserve. Corte os ingredientes em cubinhos pequenos, e a cenoura pode ser ralada. O peito de peru ou de frango pode ser picado ou desfiado. Misture o creme batido aos ingredientes picados (hortaliças, carnes e frutas). Coloque nas forminhas assadas e sirva como entrada.

SALADA DE GRÃO-DE-BICO COM ERVAS E VEGETAIS
Por Ana Maria Tomazoni, chef de cozinha.
INGREDIENTES
500 g de grão-de-bico cozido
1 cebola roxa média bem picada
Dill picado (folhas de erva-doce fresca)
Salsinha, hortelã e manjericão a gosto
300 g de salmão assado e desfiado ou salmão defumado picado
INGREDIENTES DO MOLHO
7 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de aceto balsâmico
2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
Sal a gosto
INGREDIENTES DA DECORAÇÃO
100 g de castanhas de caju torrado
Raspas de 1 limão siciliano em tiras finas (com Zester)
1 pimenta dedo de moça picadinha.
PREPARO
Bata o azeite, o suco de limão, o tahine, o aceto e o sal em um recipiente por 3 minutos até ficar cremoso. Reserve. Monte a salada com o grão-de-bico, as ervas bem picadas, a cebola roxa, o salmão defumado, as tiras finas de limão siciliano e a pimenta dedo de moça. Misture tudo e junte o molho batido. Finalize com as castanhas. Sirva gelado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande