Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL COM CREPIOCA – Leves e Nutritivas!

CARNAVAL COM CREPIOCA – Leves e Nutritivas!

Dicas e receitas com Educadora e Chef de cozinha Ana Maria Tomazoni

Alimentar-se de forma rápida e saudável para quem gosta do agito do carnaval é o que todos desejamos!
Carnaval normalmente com temperaturas altas da época e chuvas repentinas, a melhor saída é apostar em um cardápio com alimentos leves, refrescantes e que forneçam energia para o corpo. Afinal, é preciso muita saúde e disposição para encarar os dias de folia sem perder o pique.
As recomendações são as já conhecidas, importante lembrar sem dieta maluca, isso não existe. Invista em frutas, verduras, carnes magras, legumes, grãos e nos alimentos integrais, que saciam a fome por mais tempo.
O ideal é não ficar mais de três horas sem comer, evite comidas pesadas e gordurosas e que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e “roubam” a sua energia.
Sendo assim, consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais e prefira os de fácil digestão: saladas nutritivas, carnes grelhadas, cereais integrais, iogurte com granola e frutas, sanduíches naturais.
Outra dica de alimentação para o Carnaval é fazer uma refeição antes de sair de casa, caprichando nos carboidratos para garantir energia durante a festa. Coma a crepioca bem recheada com proteínas.  Outra dica tão importante quanto cuidar da alimentação durante o Carnaval, é consumir muito líquido para manter o corpo hidratado. Além da água, outras opções são água de coco, sucos de frutas e até mesmo as bebidas isotônicas.
Nossa dica culinária e gastronômica de hoje, são as crepiocas. Há uma variedade imensa de opções.
A base da crepioca pode ser: 1 ovo inteiro batido – 2 colheres de sopa de polvilho azedo (ou doce) ou a massa para tapioca de frigideira que já vende pronta – 2 colheres de sopa de leite – sal.
Nessa base poderão ser acrescentados queijos variados, assim como várias sementes: gergelim chia, linhaça etc. Gosto de colocar iogurte natural no lugar do leite, fica muito bom!
Os recheios podem ser variados: cogumelo refogado na manteiga, vários queijos, frango refogado, carne bovina ou suína, calabresa e etc., pode-se aproveitar o que dispõe na geladeira.
As crepiocas podem ser: sem recheios, são fofas e leves! São recomentadas para serem servidas desde o café da amanhã até para o almoço ou jantar.


RECEITAS:
1ª. Sugestão básica
1 ovo inteiro batido
2 colheres de sopa de polvilho azedo (ou doce) ou a massa para tapioca de frigideira que já vende pronta –
 2 colheres de sopa de leite – sal a gosto
Modo de Preparo: Bater tudo e colocar em frigideira antiaderente quente Deixe dourar de um lado vire do outro lado. Coloque o recheio de desejado e dobre a crepioca e sirva.
Recheio de Carne
1 xicara de chá de carne moída ou cozida e desfiada.
1 colher de sobremesa de azeite, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de cebola picadinha, 2 colheres de azeitona picada, 2 colheres de salsa picada sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo: Em fogo médio leve uma frigideira com óleo e alho deixe fritar junte a cebola refogue em seguida a carne misture bem junte os demais temperos. Deixe refogar, prove o sal e demais temperos. Utilize para rechear as crepiocas.

2ª. Sugestão Crepioca calabresa:
1 ovo inteiro batido
2 colheres de sopa de polvilho azedo (ou doce) ou a massa para tapioca de frigideira que já vende pronta – 1 colher café de chia ou linhaça
 2 colheres de sopa de leite – sal a gosto
Modo de Preparo: Bater tudo e colocar em frigideira antiaderente quente Deixe dourar de um lado vire do outro lado. Coloque o recheio de desejado e dobre a crepioca e sirva.
Recheio de Calabresa
1 xicara de chá de linguiça calabresa ralada grossa
1 colher de sobremesa de azeite, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de cebola picadinha, 2 colheres de azeitona picada, 2 colheres de salsa picada sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo: Em fogo médio leve uma frigideira com óleo e alho deixe fritar junte a cebola refogue em seguida a linguiça ralada misture bem junte os demais temperos. Deixe refogar, prove o sal e demais temperos. Utilize para rechear as crepiocas.

3ª. Sugestão Crepioca Alho Porro e Cogumelos:
1 ovo inteiro batido
2 colheres de sopa de polvilho azedo (ou doce) ou a massa para tapioca de frigideira que já vende pronta – 1 colher sopa de queijo ralado
 2 colheres de sopa de iogurte – sal a gosto
Modo de Preparo: Bater tudo e colocar em frigideira antiaderente quente Deixe dourar de um lado vire do outro lado. Coloque o recheio de desejado e dobre a crepioca e sirva.
Recheio de Alho poro e cogumelos
1 xicara de chá de cogumelos higienizados e picados
½ xícara de alho porro picado fino
1 colher de sobremesa de azeite, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de cebola picadinha, 2 colheres de azeitona picada, 2 colheres de salsa picada sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo: Em fogo médio leve uma frigideira com óleo e alho deixe fritar junte a cebola e o alho porro, refogue em seguida o cogumelo, misture bem junte os demais temperos. Deixe refogar, prove o sal e demais temperos. Utilize para rechear as crepiocas.
Obs.: O recheio pode ser com vários vegetais: abobrinha ralada, berinjela ralada e tomate, milho verde etc. use sua criatividade.

4ª. Sugestão de Crepioca de peito de peru, queijo:
Esse é um dos recheios preferidos que você pode colocar em qualquer uma das opções de massas de crepioca.

5ª. Sugestão Crepioca de banana com canela:
Você vai se apaixonar pela facilidade dessa receita, que fica pronta em poucos minutos. Misture um ovo inteiro mais, uma clara, 2 colheres de polvilho doce, 2 colheres de iogurte ou leite, 1 colher de sobremesa de chocolate ou de baunilha, meia banana e canela. Bata com o mixer. Leve ao fogo até dourar de um lado e outro.
Essa receita poderá ser feita com a massa base e depois recheada de banana e canela.
Outra opção é a maça picada e canela para a massa ou recheio.

6ª. Sugestão Crepioca assada:
Ótima ideia para um lanche gostoso, sem fugir muito da dieta. Você deve assar a receita em uma forma para cupcakes. A mistura de ovos, tapioca, leite, tomate, cenoura, queijo ralado, sal e pimenta é assada.
Incríveis rápidas, não se encantar pela versatilidade da crepioca!


Agora está com você testar sua própria versão, mãos na massa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande