Pular para o conteúdo principal

Oficina de Educação Alimentar - Aproveitamento total dos alimentos.



A convite do CRSANS (Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional) do Butantã, junto ao coordenador Sr. Mario, aceitamos o desafio de trabalhar com a Comunidade local em oficina dos sentidos e orientação do aproveitamento total dos alimentos, principalmente na Semana Santa.

Como representante do Convívio Slow Food Grande ABC SP, e trabalhando  mais um desafio Slow Fish que visa conduzir os consumidores a uma experiência única de consumo responsável de pescados, principalmente com o aproveitamento total das hortaliças e do peixe. O desafio é proposto sempre na época da Semana Santa, data importante onde se registra o maior consumo de pescados no Brasil como um todo. Aliamos ao Desafio Slow Fish o Disco Xepa, ação já praticada pelo nosso convívio em anos anteriores. 


Na Oficina foram mostradas formas de não desperdiçar nenhuma parte do peixe assim como, das hortaliças. As aparas de peixe foram doadas pela barraca de feira da Vila Euclides – São Bernardo do Campo para a realização do aproveitamento total.




 
A chef e educadora alimentar, Ana Maria Tomazoni, ensinou receitas de caldo base com as partes que, geralmente, são desperdiçadas do peixe. Cabeça, rabo e espinha são alguns dos pedaços que foram usados na preparação. A partir desse caldo, a educadora alimentar auxiliou os participantes na execução de uma sopa e um pirão de peixe. A chef explica que “tudo pode ser aproveitado. Então, não é lixo. Nós podemos aproveitar totalmente os alimentos”. Ao final da oficina, os alunos fizeram a degustação de ambos os pratos.

Na atividade, os participantes também tiveram a oportunidade de receber orientações sobre manipulação de alimentos e higiene. Na ocasião, técnicos da SMTE deram dicas sobre as vantagens da formalização de um negócio, por meio do Microempreendedor Individual (MEI).

A oficina foi gratuita..

Oficina de Aproveitamento Total do Peixe
Data: 20 de março
Horário: das 13h às 17h
Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40 – Jd. Jaqueline (Altura do 14,5 km da Rodovia Raposo Tavares)
Telefone: (11) 3326-4115

CONFIRA AS RECEITAS DO EVENTO E FOTOS LOGO ABAIXO:







XEPA NA FEIRA

 APROVEITAMENTO TOTAL DOS ALIMENTOS NA SEMANA SANTA
UMA AÇÃO CONTRA O DESPERDÍCIO

O QUE DEVO SABER NA HORA DE COMPRAR UM PEIXE?

1.    Aparência geral: O peixe bom tem a sua pele brilhante, ao contrário do ruim, que já tem sua superfície opaca e sem vida.
2.    As escamas: Elas devem estar bem firmes no corpo do peixe. Se você puxar uma delas e soltar com facilidade, é um indício de que você deve buscar por outro peixe.
3.    Brilhando – Assim como a pele, os olhos devem estar brilhando com cores vivas. Caso estejam cinza ou esbranquiçados, é mau sinal.
4.    Olhos e Brânquias vermelhas – Também conhecidas como guelras, essa parte localizada no fim da cabeça deve estar o mais avermelhada possível. Descarte os que estiverem com elas rosadas ou acinzentadas.
5.    O corpo do peixe tem que estar bem liso, com a pele intacta e a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela. Aparência de peixe fresco.
6.    Sinta o cheiro – Peixes têm cheiro forte, mas não igual em todos. Os bons cheiram à maresia.
7.    Aproveite todo o peixe!
8.    Use as aparas e cabeça para ferver com hortaliças e fazer um caldo para utilizar em várias preparações.


SOPA E PIRÃO DA XEPA
Ingredientes: Caldo base: 1 kg de aparas de peixe, 1 cebola, 1 xícara de chá de  alho poro picado, 1 cenoura, 4 talos de folhas de salsão, 2 folhas de louro, 4 ramos de cebolinha, 4 ramos de salsinha e  outras ervas que tiver e gostar. Cozinhar com 3 litros de água, ferver por 1 hora. Coar e reservar para preparar a sopa.


SOPA SABOROSA
Ingredientes:1 colher (de sopa) de óleo; 1 cebola; 2 dentes de alho; 2 cenouras; 1 abobrinha; ou abobora; 2 batatas; 2 xícaras de casca das aboboras;1 chuchu; 1 xícara de chá de repolho ou outra folha que gostar; ervas frescas (salsa, salsão, cebolinha, alecrim, pimentão); 2  litros de caldo de  peixe caseiro (receita sugerida acima); 2 tomates; sal e pimenta e especiarias; outros legumes que tiver disponível. Pode engrossar a sopa com ½ xícara de farinha de mandioca torrada.
Modo de Preparo: Coloque em uma panela pouco óleo, alho e cebola e deixe dourar. Junte os legumes picados, as ervas e as especiarias que tiver disponível. Acrescente o caldo de peixe (caldo base) preparado e deixe ferver por uma hora em fogo médio baixo, panela tampada.
As quantidades não estão indicadas, já que a proposta é aproveitar o que temos disponível no momento.

PIRÃO CREMOSO
Ingredientes: 3 dentes de alho; 1 colher (de sopa) de óleo; 1 litro de caldo de peixe (caldo base); aproximadamente 3 colheres (de sopa) de farinha de mandioca; sal e pimenta dedo de moça a gosto;
Modo de Preparo: Em uma panela coloque o óleo e o alho e deixe dourar. Acrescente o caldo, a pimenta e o sal. Quando levantar fervura vá polvilhando aos pouco e mexendo a farinha de mandioca até formar um creme. Sirva imediatamente.





 

                                                                                  



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande